Sonda da Nasa pousa em Marte após sete meses de viagem e manda a primeira imagem

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2018 19h26 - Atualizado em 26/11/2018 19h28
NASA/JPL-Caltech Viagem foi transmitida ao vivo pelas redes sociais

Depois de sete meses de viagem, a sonda InSight, da Nasa, aterrissou com sucesso nesta segunda-feira (26) na superfície de Marte. Essa é a primeira missão da agência espacial que visa estudar especificamente o interior do planeta vermelho. A sala de controle do Laboratório de Propulsão da empresa em Pasadena, na Califórnia, recebeu às 11h53 locais (17h53 de Brasília) o sinal de que o pouso havia sido concluído.

“Sinto você, Marte – e em breve conhecerei seu coração. Com esse pouso seguro, estou aqui. Estou em casa”, disse o perfil oficial da InSight no Twitter, canal que transmitiu a viagem ao vivo. Pouco tempo depois, a empresa recebeu – e divulgou – a primeira imagem do local.

Para pousar com sucesso, o módulo teve que superar os chamados “sete minutos de terror” – período no qual era preciso conseguir diminuir a velocidade de 20 mil km/h durante a travessia da atmosfera para apenas 5 km/h.

A aterrissagem é o fim de uma viagem de 485 milhões de quilômetros, distância que separa a Terra de Marte, que começou no último dia 5 de maio – quando a InSight foi lançado da base área de Vandenberg, também na Califórnia.

Para conhecer mais sobre a composição e a evolução do planeta vermelho, ela conta com um sismógrafo, uma escavadeira e uma sonda para medir a atividade e a temperatura interna. A previsão da Nasa é que a Insight permaneça em operação em Marte por cerca de dois anos.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.