Tenho “direito absoluto” de conceder perdão presidencial a mim mesmo, diz Trump

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/06/2018 11h00 - Atualizado em 04/06/2018 15h02
EFE Trump pode ser acusado de obstrução de justiça no caso sobre interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira possuir o “direito absoluto” de conceder um perdão presidencial a si mesmo na hipótese de a investigação do conselheiro especial Robert Mueller implicá-lo em práticas irregulares, como a de obstrução de justiça, no caso sobre interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016.

“Assim como foi constatado por numerosos acadêmicos da área legal, eu tenho o direito absoluto de PERDOAR a mim mesmo, mas por que eu faria isso se eu não fiz nada de errado? Enquanto isso, a Caça às Bruxas sem fim, liderada por 13 Democratas muito Raivosos e Conflituosos (& outros), continua eleições legislativas adentro!”, escreveu Trump em sua conta no Twitter, referindo-se à apuração conduzida por Mueller.

No domingo, Rudy Giuliani, um dos advogados pessoais de Trump, disse que o presidente poderia legalmente conceder um perdão a si mesmo. “Não há nada que limite o poder presidencial de perdão por um crime federal”, ele alegou, acrescentando, contudo, que esse cenário seria “impensável” e “levaria a provavelmente um impeachment imediato”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.