Trio conquista prêmio Nobel de Física por pesquisas com laser

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2018 07h30 - Atualizado em 02/10/2018 08h04
EFE Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland levaram prêmio Nobel de Física

O americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland ganharam nesta terça-feira o Prêmio Nobel de Física por suas “invenções no campo da física a laser”, informou a Academia Real das Ciências da Suécia.

Uma metade do prêmio vai para Ashkin pela criação de “pinças ópticas e sua aplicação em sistemas biológicos”. A outra será dividida entre Mourou e Strickland pelo “método para gerar impulsos ópticos ultracurtos e de alta intensidade”, que abriram “novas áreas de pesquisa e levaram a muitas aplicações industriais e médicas”.

Ashkin nasceu em 1922, em Nova York, e fez doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Mourou nasceu em na cidade francesa de Albertville em 1944 e cursou doutorado na Universidade de Paris, em Orsay, enquanto Stirckland nasceu em 1959 em Guelph, no Canadá, e trabalha atualmente na Universidade de Waterloo, em Ontário.

O prêmio de Medicina abriu, na segunda (1), a rodada de anúncios da atual edição do prestigiado prêmio – o americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo ganharam por seus estudos de tratamentos contra o câncer.

Cada um dos prêmios inclui uma remuneração de 9 milhões de coroas suecas (R$ 4 milhões), quantia que será repartida caso duas ou mais pessoas sejam premiadas.

A atual edição do Nobel é atípica, já que não será entregue o prêmio de Literatura, suspenso até o ano que vem pelo escândalo que rodeia a Academia Sueca, a instituição que o concede.

A decisão foi tomada depois que um jornal publicou em novembro a denúncia de 18 mulheres por abusos contra uma pessoa posteriormente identificada como Jean-Claude Arnault, artista francês vinculado à Academia através de seu clube literário e marido de uma das integrantes da instituição, Katarina Frostenson. Arnault foi condenado na segunda-feira a dois anos de prisão por um tribunal de Estocolmo.

Os prêmios Nobel são entregues no dia 10 de dezembro, data que coincide com o aniversário da morte de seu fundador, o inventor sueco Alfred Nobel.

*Com informação da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.