Trump acaba com isenções a países que importam petróleo do Irã

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2019 16h22 - Atualizado em 02/05/2019 16h22
EFE China, Índia, Coreia do Sul, Grécia, Itália, Japão, Taiwan e Turquia foram beneficiados pela medida, que durou 180 dias

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 2, que não vão renovar as isenções àqueles que importam petróleo do Irã. A medida permitia aos países importar o petróleo sem sofrer com sanções americanas. China, Coreia do Sul, Grécia, Índia, Itália, Japão, Taiwan e Turquia foram os beneficiados pela medida, que durou 180 dias.

Depois que os EUA se retiraram do acordo que suspendeu sanções contra o governo do Irã (em troca da limitação de seu avanço nuclear ), Donald Trump colocou proibições a países que importassem petróleo do país. Porém, concedeu isenções que duraram seis meses, até 1º de maio de 2019.

Donald Trump anunciou nesta quinta-feira, 2, que não vai renovar as isenções.

No mês passado, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, tinha anunciado que seu país não abriria mais nenhuma exceção além da data limite.

O governo de Trump tem exortado países a suspenderem totalmente as importações de petróleo iraniano, afirmando que suas sanções terão como alvo empresas que comprarem o produto de Teerã.

O Japão já suspendeu as importações do Irã. Contudo, China e Turquia discordam da medida dos Estados Unidos.

Cortes no suprimento de petróleo iraniano no mercado internacional também podem fazer com que os preços da commodity subam ainda mais.

O governo americano afirmou que está trabalhando com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos para assegurar que o mercado petroleiro seja suprido adequadamente.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.