Trump acusa Spike Lee de ser ‘racista’ contra ele no Oscar

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2019 11h42
EFE Trump reclamou de discurso de Spike Lee no Oscar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o cineasta Spike Lee, que levou o Oscar de melhor roteiro adaptado pelo filme “Infiltrado na Klan”, de ser “racista” contra ele durante seu discurso após receber o prêmio, seu primeiro da carreira.

“Seria legal se Spike Lee pudesse ler suas anotações, ou melhor ainda, não ter que usá-las em absoluto, quando faz seu ataque racista contra o presidente, que fez mais pelos afro-americanos (Reforma da Justiça Criminal, os números de desemprego mais baixos da história, cortes fiscais, etc) do que quase todos os presidentes”, disse Trump no Twitter, nesta segunda-feira (25).

No discurso após receber o Oscar, Lee pediu que o povo fique “do lado certo da história” nas eleições presidenciais dos Estados Unidos do ano que vem.

“As eleições presidenciais de 2020 estão chegando. Vamos nos mobilizar, estar do lado certo da história. Vamos fazer a escolha moral do amor contra ódio”, disse o cineasta, sem mencionar Trump explicitamente.

“Vamos fazer a coisa certa!”, finalizou o Lee, em alusão ao filme “Faça a Coisa Certa” (“Do The Right Thing”), uma de suas produções mais famosas.

O diretor, que recebeu o prêmio ao lado de Charlie Wachtel, David Rabinowitz e Kevin Willmott, foi ovacionado pelo público após o discurso.

Conhecido por ser um grande ativista dos direitos dos afro-americanos, Lee também chamou a atenção no tapete vermelho por um figurino com o qual homenageou o filme “Faça a Coisa Certa” e o músico Prince.

O cineasta usou anéis com as palavras “hate” (ódio) e “love” (amor), como fazia o personagem do ator Bill Nunn na trama.

Embora nunca tenha ganhado uma estatueta até ontem, Lee recebeu em 2006 um Oscar honorário da Academia pela sua brilhante carreira, que conta com filmes como “A Última Noite” (2002) e “Malcolm X” (1992), entre outros.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.