Trump ameaça fechar permanentemente fronteira com o México

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2018 10h22
David Guzmán/EFE Fronteira em San Ysidro foi palco de confusão entre migrantes e policiais

Donald Trump ameaçou, nesta segunda-feira (26), fechar a fronteira com o México, caso o país não mande “os imigrantes de volta para casa”. O presidente dos Estados Unidos ainda pediu para que o Congresso financie a construção do muro na fronteira entre os dois países, algo que ele defende desde a sua campanha eleitoral.

“O México deveria mover os imigrantes, muitos dos quais são criminosos, de volta para seus países. Faça-o de avião, de ônibus, do jeito que você quiser, mas eles NÃO entrarão nos EUA. Vamos fechar a fronteira permanentemente, se necessário. Congresso, financie o MURO!”, escreveu no Twitter.

O governo dos Estados Unidos fechou o posto de fronteira de San Ysidro, entre as cidades de San Diego e Tijuana (México), neste domingo (25). A decisão foi tomada depois de centenas de migrantes da América Central furarem bloqueio da polícia mexicana para entrar ilegalmente no país. A polícia acabou usando gás lacrimogênio contra a multidão e houve tumulto.

O Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteira (CBP, em inglês) informou nas redes sociais sobre o fechamento da passagem, uma das mais transitadas do mundo.

Na segunda-feira passada, as autoridades americanas fecharam a mesma passagem diante das informações que indicavam que alguns dos membros da caravana – que saiu de Honduras e chegou a Tijuana – tinham a intenção de entrar à força nos EUA, segundo confirmaram a fontes do CBP.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.