Trump critica Alemanha por problemas de imigração

  • Por EFE
  • 18/06/2018 12h39
Agência EFE A Alemanha recebeu 1,3 milhões de refugiados desde 2015

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se referiu nesta segunda-feira à atual crise no governo da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, por suas políticas migratórias e criticou a atitude europeia neste assunto por permitir uma mudança “radical” da sua cultura.

“O povo alemão está dando as costas a seus governantes enquanto a imigração está sacudindo a frágil coalizão de Berlim. A criminalidade na Alemanha está subindo. Um grande erro por parte de toda a Europa aceitar a milhões de pessoas que radical e violentamente mudaram sua cultura”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O presidente americano se referia à tensa situação do Executivo alemão, após o ministro do Interior, Horst Seehofer, ter expressado nos últimos dias sua inclinação a favor de fechar as fronteiras para pôr fim à crise migratória.

Esta possibilidade provocou uma grave crise institucional em Berlim, onde Merkel governa com o apoio de uma coalizão conservadora integrada, entre outros, pela União Social-Cristã (CSU), da qual Seehofer faz parte.

Merkel defende que a solução para o problema da crise de refugiados saia de Bruxelas, através de um acordo entre todos os Estados membros da União Europeia.

“Não queremos que o que está acontecendo na Europa com a imigração aconteça conosco!”, disse o presidente americano.

Essas tensões não são novas na Alemanha, que recebeu 1,3 milhões de refugiados desde 2015. No entanto, a fragmentação do governo, formado há apenas quatro meses graças a uma coalizão entre partidos muito díspares, enfraqueceu a posição de Merkel e pôs em risco suas políticas migratórias.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.