Trump diz que poderia ganhar guerra do Afeganistão ‘em uma semana’

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2019 16h54 - Atualizado em 22/07/2019 16h59
Michael Reynolds/EFE trump-conversa-sobre-afeganistao-com-primeiro-ministro-paquistanes.jpg Ele recebeu na Casa Branca o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que poderia ganhar a guerra do Afeganistão “em uma semana” e “apagar o país da face da Terra” se quisesse. No entanto, deixou claro que não pretende seguir por “esse caminho” porque representaria “matar dez milhões de pessoas”.

“Eu poderia ganhar essa guerra em uma semana, mas não quero matar dez milhões de pessoas. O Afeganistão pode ser apagado da face da Terra. Não quero seguir por esse caminho”, disse Trump à imprensa após receber na Casa Branca o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan.

Para Trump, a presença americana no país asiático é “ridícula”. “Estamos lá há 19 anos”, lembrou. O presidente, que deve pedir para Khan pressionar os talibãs a assinarem um cessar-fogo permanente no Afeganistão, ressaltou que trabalhará com o primeiro-ministro paquistanês para analisar uma maneira de “sair” do país.

Khan defendeu o papel do Paquistão na negociação de um acordo de paz entre os EUA e os talibãs. De acordo com ele, “este é o momento mais próximo de se conseguir um acordo”.

Encontro com primeiro-ministro do Paquistão foi para reduzir tensão entre os países

O encontro com o presidente americano, na primeira visita de Khan à Casa Branca desde que chegou ao poder, em meados de 2018, tem como objetivo reduzir a tensão entre Washington e a capital Islamabad.

No ano passado, Trump acusou o Paquistão de não ter feito nada pelos EUA, apesar de receber US$ 1,3 bilhão por ano dos cofres americanos. Como consequência, ordenou a suspensão da maior parte da ajuda americana de segurança ao Paquistão até que Islamabad “tome medidas decisivas” contra grupos terroristas que “desestabilizam a região e ameaçam os funcionários dos EUA”.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.