Trump ordenou ataque contra Irã por causa de drone abatido, mas ação foi suspensa, diz jornal

Na quinta-feira, o Irã abateu um drone da Marinha americana quando, assegura Teerã, entrou no seu espaço aéreo para tarefas de vigilância

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2019 07h21
Agência EFE O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na quinta-feira (21) um ataque contra o Irã em resposta à derrubada de um drone americano por parte de Teerã, segundo o jornal The New York Times. O republicano, no entanto, suspendeu a ordem antes que o Pentágono a executasse.

De acordo com autoridades citadas pela publicação, Trump tinha aprovado ataques contra vários alvos iranianos, como radares ou baterias de mísseis. A operação, marcada para antes das 19h (hora local), já estava em andamento: as aeronaves já estavam no ar e os navios estavam em posição, quando a operação foi suspensa antes de qualquer míssil ser disparado, disseram funcionários.

As fontes ouvidas pelo NYT, no entanto, disseram que não conhecem as razões da suspensão — se foi por razões logísticas ou se Trump mudou de opinião. Elas também não souberam responder se os ataques foram cancelados ou adiados.

Donald Trump já autorizou dois ataques semelhantes em 2017 e 2018 contra alvos militares do governo de Bashar al-Assad, na Síria.

Na madrugada de quinta, o Irã abateu um drone da Marinha americana quando, assegura Teerã, entrou no seu espaço aéreo para tarefas de vigilância, mas, segundo o Pentágono, o aparelho estava em missão de reconhecimento em águas internacionais.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.