Tufão Mangkhut chega às Filipinas deixando dezenas de mortos

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2018 11h41 - Atualizado em 15/09/2018 11h53
EFE/JIJI PRESS 87 mil pessoas foram remanejadas de suas casas.

O mais poderoso tufão a atingir as Filipinas, Mangkhut, alcançou a província de Cagayan neste sábado (15) com ventos fortes e chuvas intensas provocando deslizamentos de terra e destruição de casas. A região é conhecida pelas suas áreas montanhosas, riscos de inundações e planícies de arroz com um histórico de deslizamentos mortais.

Autoridades locais dizem que pelo menos 12 pessoas morreram, incluindo duas crianças, mas que este número pode aumentar para 16 após a verificação do relato de vítimas.

Segundo o conselheiro presidencial, Francis Tolentino, há ainda 2 pessoas desaparecidas e cerca de 87 mil pessoas foram desalocadas de áreas de alto risco e aconselhadas a não voltar para casa até que o tempo fique estável novamente. “Ainda é uma situação de vida e morte”, disse o secretário de Defesa Delfin Lorenzana.

Além do cancelamento de 150 voos e a paralisação de viagens maritimas, o tufão foi responsavel por um acordo entre Filipinas e China adiando a visita do ministro do Exterior chinês, Wang Yi, ao arquipélago que deveria ser iniciada neste domingo.

O Mangkhut agora segue em direção à China e Hong Kong.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.