Turquia: oposição assume controle de Istambul

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2019 16h51 - Atualizado em 17/04/2019 16h59
Huseyin Aldemir/Reuters Oposição assumiu a prefeitura nesta quarta-feira, 14; votos foram recontados diversas vezes a pedido do AKP

Ekrem Imamoglu, candidato do principal partido de oposição da Turquia, o CHP, assumiu oficialmente o cargo de prefeito na maior cidade do país, Istambul, apesar dos esforços do partido governante de invalidar a candidatura e promover uma nova votação, de acordo com informações da Al Jazeera.

Filmagens mostram uma multidão de apoiadores de Imamoglu do lado de fora do edifício da prefeitura, no bairro de Caglayan.

“Nós nunca desistimos da nossa batalha por democracia”, disse o novo prefeito. “Estamos cientes dos processos que estão acontecendo, e esperamos que autoridades correspondentes completem esses processos da forma mais justa e sensível”, acrescentou.

A vitória da oposição em Istambul acabou com 15 anos de controle do partido AKP, do presidente Recep Tayyip Erdogan.

O AKP fez várias apelações para uma recontagem dos votos, e na terça-feira, 16, pediu por uma nova votação na cidade. O Corpo Eleitoral da cidade ainda precisa considerar o requerimento.

Dezesseis dias depois das eleições, votos foram recontados em diversos distritos, em alguns deles mais de uma vez.

O anúncio do resultado mostra que o AKP perdeu o controle das três maiores cidades do país, Istambul, Ankara e Izmir.

“O governo não esperava esse resultado, mas aconteceu. Nós esperávamos que eles respeitassem”, disse Erdogan Toprak, um membro do partido vencedor, o CHP. “É um grande passo para a democracia, o direito e a confiança no sistema eleitoral do país. Estamos felizes, ainda que tarde”, comemorou Toprak.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.