UE não vê necessidade de plano de contingência para eleições francesas

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/04/2017 09h13
EFE A líder de extrema-direita

A União Europeia (UE) é forte o suficiente para sobreviver à vitória euro-cética nas próximas eleições presidenciais francesas, disse Mina Andreeva, porta-voz da Comissão Europeia nesta sexta-feira, afirmando que não vê necessidade de plano de contingência antes da votação.

As eleições são uma “parte normal da democracia”, disse Mina Andreeva a repórteres durante o briefing diário da comissão. “E é por isso que não vemos uma razão para um plano de contingência, porque não é uma crise, é uma oportunidade para a democracia”, disse ela.

Andreeva disse que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, “expressou sua confiança de que a União Europeia é forte o suficiente para sobreviver, mesmo que candidatos contra o euro ganhem as eleições”.

A França vai às urnas neste domingo no que se tornou uma corrida apertada de quatro vias à presidência, que inclui a líder de extrema-direita, Marine Le Pen, e o candidato de extrema-esquerda, Jean-Luc Melenchon. Os dois candidatos que receberem a maioria dos votos no primeiro turno, disputarão o segundo turno em 7 de maio.

Tanto Melenchon quanto Le Pen defendem a saída da França da zona do euro. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.