Vala com dezenas de cadáveres de judeus mortos na 2° Guerra é encontrada na Romênia

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2019 13h53
Bogdan Cristel / EFE Segundo um instituto que estuda o tema no país, 15.000 judeus foram assassinados entre 27 e 29 de junho de 1941 pelas autoridades locais

Autoridades romenas encontraram uma vala comum onde pode haver dezenas de judeus assassinados pelo exército do país durante a Segunda Guerra Mundial. O jazigo foi achado no noroeste do país e sua localização foi divulgada nesta quarta (3).

“Depois das prospecções que fizemos, descobrimos fragmentos de ossos”, disse Elisabeth Ungureanu, diretora de comunicação do Instituto Nacional para Estudo do Holocausto na Romênia Elie Wiesel, que estuda o Holocausto no país balcânico.

“Acreditamos que esta vala comum tem conexão com a fossa que encontramos no ano 2010”, acrescentou Ungureanu, em referência ao achado naquele ano de 36 judeus que foram assassinados no verão de 1941 pelo exército romeno.

Ungureanu afirmou que os especialistas do instituto e as autoridades romenas estão tentando identificar os novos restos, localizados em uma fossa a 15 metros de onde foi encontrada a anterior.

A primeira descoberta aconteceu graças a um sobrevivente do massacre que conduziu os investigadores até o local do massacre. As autoridades acreditam que os judeus assassinados e enterrados nestas fossas procediam de Sculeni (na atual República da Moldávia) ou de Iasi, maior cidade do nordeste da Romênia.

Segundo o Instituto Elie Wiesel, 15.000 judeus foram assassinados entre 27 e 29 de junho de 1941 pelas autoridades romenas no pogrom de Iasi.

Entre 280.000 e 380.000 judeus morreram em áreas sob controle da Romênia durante a II Guerra Mundial.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.