Venezuela: Nicolás Maduro fala em ‘acordos de paz’ com a oposição

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2019 12h19
EFE "As conversas para avançar nos acordos de paz começaram com o pé direito", disse Maduro

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na última sexta-feira, 18, que recebeu boas notícias da negociação que acontece sob mediação da Noruega. Parte da oposição está conversando com aliados chavistas em Oslo. Para Maduro, as reuniões podem levar a “acordos de paz”.

“Nossa delegação retornou da Noruega com boas notícias. As conversas para avançar nos acordos de paz começaram com o pé direito”, disse Maduro durante um evento de condecoração de militares realizado no estado de Aragua, no centro-norte do país.

Na sexta-feira, 18, o líder da oposição, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 governos, confirmou ter enviado representantes para discutir as bases de um diálogo com os chavistas.

Maduro disse que a delegação enviada por ele foi formada pelo ministro de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez.

O líder chavista não quis dar mais detalhes sobre a evolução das conversas porque as partes se comprometeram a manter sigilo.

“Nós respeitamos as regras do jogo”, disse Maduro.

Ele ainda ressaltou que chamou os opositores a dialogar “mais de 600 vezes” desde que chegou ao poder em 2013 e que continuará fazendo “política com P maiúsculo”.

Entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, governo e oposição chegaram tentar uma negociação, mas acabaram sem sucesso.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.