Venezuela sofre novo blecaute; no momento, população protestava contra falta de luz

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2019 12h55 - Atualizado em 18/03/2019 12h56
EFE Caracas e todo o país saíram recentemente de longo apagão elétrico

Diversos bairros de Caracas, capital da Venezuela, sofreram um novo blecaute na manhã desta segunda-feira (18). No momento, moradores da região protestavam contra a falta de luz e pela normalização de fornecimento de água na cidade.

Em alguns distritos, o apagão elétrico foi breve. O problema também afetou as cidades de Guarenas e Guatire, no estado de Miranda, perto de Caracas. Nelas, moradores reportam por meio de redes sociais que a falta de luz continua.

A falha ocorre poucos dias depois do restabelecimento do serviço elétrico decorrente de blecaute massivo iniciado 7 de março. O apagão paralisou praticamente o país inteiro por cinco dias e ainda afeta setores caraquenhos como Palo Verde.

“Moradores de Palo Verde, município Sucre, não tiveram luz nem água por 12 dias consecutivos. São 200 famílias afetadas desde o dia do megablecaute”, escreveu no Twitter o ex-prefeito deste distrito, o opositor Carlos Ocariz.

Em Los Chorros, também no leste da capital, a população protesta contra a falta de água, situação comum desde antes do blecaute. Moradores dizem estar há mais de 50 dias sem água e que as autoridades não responderam a denúncias que apresentadas por escrito junto à prefeitura do município de Sucre e da estatal Hidrocapital.

A Venezuela atravessa uma severa crise econômica expressada em hiperinflação, desabastecimento e falhas dos serviços de gás, água, luz e transporte. No país são comuns os cortes elétricos e a interrupção do fornecimento de água, uma situação que a oposição e especialistas atribuem à falta de manutenção das usinas elétricas e hidrológicas.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.