Nicolelis mostra exoesqueleto que será usado por criança na abertura da Copa

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 16h43

Rio de Janeiro, 6 mar (EFE).- O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta terça-feira uma foto dos exoesqueletos do projeto de pesquisa que dirige e que permitirão a um paraplégico dar o pontapé de honra da Copa do Mundo, informou nesta quinta-feira o blog oficial da presidência.

Os dois exoesqueletos que serão usados na experiência foram desembarcados hoje no aeroporto internacional de São Paulo, que receberá a partida de abertura da Copa entre Brasil e Croácia, acrescentou o blog.

Os equipamentos, que usam tecnologia de ponta na recuperação de lesões medulares, é formado por estruturas robóticas que portadores de paraplegia ou tetraplegia e permite voltar a andar controlando o exoesqueleto somente com a atividade cerebral.

As mensagens transmitidas pelo cérebro para o resto do corpo, como caminhar, balançar ou parar, são captadas pela estrutura para que os movimentos aconteçam, explicou Nicolelis.

Como parte do projeto de pesquisa, denominado “Andar de Novo”, oito pacientes paralíticos foram selecionados pela Associação de Assistência à Criança Deficiente para testr estas novas estruturas.

Os primeiros testes foram realizadas em experimentos de realidade virtual com uma estrutura robótica estática que permite que os pacientes caminhem sem abandonar a posição inicial em que estão.

Um desses pacientes da experiência será eleito para, com a ajuda de um exoesqueleto, dar o pontapé e abrir o Mundial no estádio Arena Corinthians de São Paulo.

Nicolelis é um dos neurocientistas de ponta na pesquisa para a recuperação de paralíticos e conseguiu em novembro que um macaco com lesões medulares movimentasse um braço virtual. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.