Novo compromisso de Picciani pode atrapalhar diálogo entre Planalto e PMDB

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2016 11h04
Reprodução/ Facebook/ Leonardo Picciani Leonardo Picciani (de branco) e Quintão (listrado) em reunião que definiu saída deste da disputa pela liderança do PMDB

A disputa política em torno do processo do impeachment na Câmara ganhou novos elementos. Para conseguir o apoio de Leonardo Quintão à disputa pela liderança do PMDB na Casa, o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) prometeu que vai indicar um grupo misto do partido para compor a comissão especial que deve analisar o pedido de impedimento da presidente Dilma.

Assim, as nomeações do PMDB não seriam compostas apenas de parlamentares contra o impeachment, como tentou fazer Picianni em 2015. Isso gerou à época a revolta de deputados pró-impeachment, levou o presidente da Câmara Eduardo Cunha a tentar rito paralelo de indicações partidárias (derrubado pelo STF) e agravou o racha dentro do PMDB sobre o tema.

A informação do novo compromisso assumido por Picciani foi dada pelo próprio Leonardo Quintão (PMDB-MG) em entrevista exclusiva à Jovem Pan (confira trecho no áudio do começo do texto). “Ele se comprometeu a indicar membros para a comissão do impeachment que são a favor, contra e, caso tenha pessoas indecisas, elas também terão a oportunidade de participar da comissão”, disse.

CPMF

Não apenas na questão do impeachment Dilma pode ter mais trabalho com a bancada do PMDB. O compromisso de Picciani para permanecer como líder do partido envolve consultar a posição das diversas alas da sigla antes de fechar apoio a qualquer projeto de lei do governo, como a espinhosa proposta de recriar da CPMF. Essa é uma das prioridades da equipe econômica de Dilma para reequilibrar as contas públicas e o orçamento de 2016 foi aprovado com a previsão do imposto.

“Nós iremos discutir a CPMF. O deputado Picciani já disse que é a favor. Eu pedi a ele para não comprometer como líder antes de colocar em votação e ele se comprometeu. Ele irá, daqui para frente, ter o cuidado de não se posicionar como líder antes de consultar a bancada”, disse Quintão. “Se a bancada disser que sim, ele (Picciani) está autorizado a falar sim para a CPMF. Se a bancada disser que não, ele irá ao plenário e dirá que o PMDB é contra a CPMF”.

Picciani é importante aliado do Planalto desde que conseguiu indicar nomes seus na reforma ministerial feita por Dilma para restabelecer sua base de apoio, ano passado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.