Obama deseja a Merkel pronta recuperação e a convida para visitar Washington

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2014 18h05

Washington, 8 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta quarta-feira para a chanceler alemã, Angela Merkel, para desejar uma pronta recuperação da lesão causada em um acidente de esqui e a convidou a visitar Washington nos próximos meses, informou a Casa Branca.

“Os dirigentes tomaram nota da agenda completa para 2014, incluídas as negociações sobre o Acordo Transatlântico de Investimentos e Comércio (TTIP) e a Cúpula da Otan, e esperam com interesse trabalhar estreitamente juntos para avançar em nossos interesses comuns”, apontou o comunicado.

Obama também cumprimento a chanceler alemã pela formação do novo gabinete.

Merkel, de 59 anos, sofreu no fim do ano um acidente quando praticava esqui cross country no vale alpino de Engadina, perto de Saint Moritz, na Suíça e fraturou o anel pélvico, o que a obrigará a suspender boa parte de sua agenda de trabalho nas próximas três semanas.

Em relação às negociações da TTIP, Estados Unidos e União Europeia encerraram antes do recesso de fim de ano a fase inicial de conversas estabelecendo uma “ambiciosa” agenda e fixando o objetivo explícito de elevar “a competitividade internacional” das partes.

O acordo, se concretizado, constituiria a maior zona de livre-comércio global e abarcaria 50% da atividade econômica mundial.

No passo seguinte, o plano prevê que em fevereiro ou março de 2014 se reúnam o delegado europeu de Comércio, Karel de Gucht, e o representante de Comércio Exterior americano, Michael Froman, assim que forem resolvidas as diferenças técnicas, para liderar a parte política das conversas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.