Obama louva progresso dos EUA rumo à independência energética

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 01h38

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que seu país está mais perto da independência energética do que esteve “em décadas” e afirmou que isso é devido, em grande medida, à exploração de gás natural.

“Os Estados Unidos estão mais perto da eficiência energética do que estiveram em décadas”, afirmou o presidente durante seu discurso anual sobre o Estado da União no Congresso.

“Um dos motivos” é que o gás natural “é extraído de forma segura” e é o combustível que pode proporcionar a energia necessária para a economia dos EUA “com muito menos emissão de carbono que causa a mudança climática”, explicou Obama.

O presidente lembrou que o setor privado planeja investir quase US$ 100 bilhões em novas usinas de gás natural e prometeu que eliminará os impedimentos burocráticos para ajudar os estados a construí-las.

Acrescentou que o Congresso pode ajudar “colocando pessoal para trabalhar na construção de postos de abastecimento para que mais automóveis e caminhões movidos ao petróleo estrangeiro sejam convertidos para o gás natural americano”.

O presidente destacou que a produção de petróleo e gás natural não é a única que está em seu auge: “Também estamos nos transformando em um líder mundial em energia solar”, garantiu.

“A cada quatro minutos, uma casa ou empresa nos Estados Unidos adota a energia solar; cada painel que é instalado tem por trás um trabalhador cujo emprego não pode ser terceirizado no exterior”, insistiu Obama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.