Obama: “os estados Unidos não ficam parados, e eu tampouco”

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 01h18

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que seu país “não está parado” e que ele “tampouco”, ao prometer que adotará medidas executivas, que não requerem a aprovação do Congresso, para que 2014 seja “um ano de ação”, porque isso é o que a “maioria” dos cidadãos deseja.

“Nos próximos meses vamos ver onde podemos avançar juntos, façamos deste um ano de ação. Isso é o que a maioria dos americanos quer”, destacou Obama no começo de seu discurso sobre o Estado da União.

Segundo o presidente, 2014 “pode ser um ano decisivo” para o país, já que “pela primeira vez em mais de uma década” é o lugar “número um do mundo” para investir, à frente da China.

“Como presidente, meu compromisso é fazer com que Washington funcione melhor”, disse Obama ao antecipar que “está ansioso” para trabalhar com o Congresso, mas que também tomará medidas executivas sempre que for possível “para ampliar as oportunidades para mais famílias americanas”.

A taxa de desemprego “é a mais baixa em cinco anos, o mercado imobiliário flutuou e o setor manufatureiro está agregando postos de trabalho pela primeira vez desde a década de 1990”, destacou o presidente ao ressaltar algumas conquistas da recuperação econômica.

“Hoje, após quatro anos de crescimento econômico, os lucros empresariais e os preços das ações nunca foram tão altos, e os que estão no topo nunca estiveram melhor”, afirmou.

Mas, ao mesmo tempo, “a média salarial quase não mudou, a desigualdade se aprofundou e a ascensão social se estagnou”, advertiu.

Obama lamentou que, inclusive em um momento de recuperação econômica, “muitos americanos estão trabalhando mais do que nunca só para sobreviver e seguir adiante”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.