Obama pede que Congresso aprove reforma migratória ainda este ano

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 03h57

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira que o Congresso aprove a reforma migratória ainda “este ano” em seu discurso sobre o Estado da União.

Apesar de Obama não ter falado sobre a obtenção de cidadania para os imigrantes ilegais no discurso, a Casa Branca voltou a expressar, em comunicado emitido minutos antes, que este ponto é imprescindível para “regulamentar um sistema de imigração que está falido”.

Esse é um ponto de atrito com os republicanos, que divulgarão nesta semana um documento de princípios para promover uma reforma que para eles deve fortalecer a segurança nas fronteiras e estabelecer um caminho para a legalização, mas não para a cidadania, dos mais de 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA.

A menção à reforma migratória, apesar de breve, suscitou uma forte ovação e muitas pessoas aplaudiram de pé no plenário do Congresso, inclusive o líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes, Eric Cantor.

No ano passado, a reforma migratória foi uma das propostas principais de Obama, mas a polarização do Congresso a tornou impossível, por isso o presidente pediu nesta terça-feira aos legisladores que este cenário não volte a se repetir em 2014.

“Os republicanos e democratas do Senado agiram. Sei que os membros dos dois partidos na Câmara dos Representantes querem fazer o mesmo. Vamos aprovar a reforma este ano”, pressionou hoje Obama em seu discurso mais importante do ano.

O líder dos EUA, que prometeu uma reforma migratória em 2009 assim que chegou à Casa Branca, insistiu em outras ocasiões que “não faz sentido” modificar o atual sistema atual se não for incluída uma via para que milhões de imigrantes ilegais consigam a cidadania.

Mesmo que em seu discurso desta terça-feira no Congresso o presidente tenha evitado mencionar esse controvertido ponto, a Casa Branca se referiu a ele em comunicado anterior.

“Temos que continuar fortalecendo nossa segurança nas fronteiras, assim como continuar tomando medidas contra os empregadores responsáveis pela contratação de imigrantes ilegais, além de proporcionar um caminho merecido para a cidadania dos imigrantes que pagarem uma multa e os impostos, que aprenderem inglês, e que passarem por uma verificação de antecedentes”, afirmou a Casa Branca na nota. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.