OMS distribui material médico em áreas sitiadas há um ano e meio

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2014 10h22

Genebra, 31 jul (EFE).- Após a permissão concedida pelo governo sírio e pelos grupos de oposição, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Crescente Vermelho conseguiram distribuir assistência médica aos civis presos em Aleppo Oriental e em Moudamiza, sitiados há mais de um ano e meio.

Ontem, as duas organizações distribuíram em Aleppo “10 toneladas de insumos cirúrgicos como antibióticos, gazes, seringas e cateteres, assim como remédios para doenças crônicas para tratar mais de 22 mil pessoas”, detalha um comunicado da OMS.

No sábado passado, as mesmas organizações conseguiram distribuir 5 toneladas de material de saúde em Moudamiya, no arredor de Damasco.

É a primeira vez que material médico pôde ser distribuído em ambas as zonas desde outubro do 2012, embora a escassez de remédios se nota na zona desde o início do conflito, especifica o comunicado.

As distribuições puderam ser feitas após a adoção de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (2.165) que pede às partes permitir a distribuição de ajuda humanitária aos 10,8 milhões de sírios que necessitam assistência para sobreviver. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.