Operação antiterrorista em enclave espanhol prende seis jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2014 12h14

Melilla (Espanha), 30 mai (EFE).- Uma operação da polícia terminou com seis pessoas presas em Melilla, protetorado da Espanha no norte da África, acusadas de pertencerem a uma rede que recrutava e enviava terroristas jihadistas para Mali e Líbia.

Entre os detidos, segundo o Ministério do Interior, está o primeiro jihadista espanhol que retornou do Mali após passar um período nos campos de treinamento do Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental (MUJAO).

Os seis suspeitos foram levados para Madri, onde ficarão à disposição da justiça.

A operação foi realizada durante a madrugada por agentes da Polícia Nacional e da Guarda Civil. A cidade de Melilla faz fronteira com o Marrocos.

Fontes da investigação disseram à Agência Efe que foram realizadas oito batidas em imóveis localizados em bairros de maioria muçulmana do enclave espanhol.

Em março, as polícias da Espanha e de Marrocos aplicaram um duro golpe na célula jihadista mais ativa da Espanha, encarregada de recrutar voluntários para a “guerra santa” e enviá-los para se integrar a grupos vinculados à Al Qaeda, especialmente em países em como Mali e Síria.

Nesta operação, foram detidas sete pessoas, três delas em Melilla, incluído o líder da rede terrorista. EFE

nac-rml/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.