Para Assad, forte participação mostra que sírios “decidem seu destino”

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2014 15h19

Damasco, 5 jun (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al Assad, afirmou nesta quinta-feira que a grande participação nas eleições que o reelegeram é uma mensagem para Ocidente que os sírios decidem seu futuro por si mesmos, em suas primeiras declarações após seu triunfo eleitoral.

Segundo a televisão oficial, Assad disse que “a alta porcentagem de participação representa uma mensagem direta ao Ocidente e aos países envolvidos na guerra que o povo sírio verdadeiro determina seu próprio destino e sempre olha para o futuro”, durante uma reunião com uma delegação iraniana em Damasco.

O canal não emitiu imagens do encontro, embora a presidência síria tenha publicado em sua conta do Facebook uma fotografia do mesmo.

Nela, Assad aparece sorridente cumprimentando o chefe da delegação iraniana, Aladin Boruyardi, presidente da Comissão de Segurança Nacional e de Política Exteriores do parlamento do Irã.

“As vitórias do povo sírio e os resultados conseguidos pelo Irã, especialmente no assunto nuclear, com as mudanças positivas em vários estados da região nos dão confiança e esperança sobre o futuro dos povos da região”, indicou o líder.

Por sua vez, Boruyardi parabenizou Assad por sua reeleição e destacou também a alta participação de eleitores ao pleito apesar das “difíceis condições pelas quais o país passa”.

O Irã é um dos principais aliados internacionais do regime sírio.

Boruyardi fez parte de uma equipe de observadores de 32 países, convidados pelo governo de Damasco, para acompanhar as eleições de terça-feira.

Assad também se reuniu hoje com um grupo de sírios residentes nos EUA que viajaram à Síria para votar nas eleições.

O chefe do Estado destacou “a lealdade e a determinação para contribuir para a preservação da independência e a soberania” dos sírios que vieram de outros estados por ocasião da votação.

A presidência síria divulgou, ainda, uma foto desse encontro na qual se via o líder sentado em uma mesa junto ao grupo de sírios procedentes dos EUA.

Assad obteve 88,7% dos votos – um total de 10.319.723 – nas eleições, muito à frente de seus dois adversários, o deputado da oposição tolerada Maher Abdel Hafez Hayar e o ex-ministro Hassan Abdullah al Nouri. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.