Pelo menos 36 mortos e 29 feridos em vários ataques ocorridos no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 02/02/2014 21h28

(Atualiza com mais mortos e feridos em novos ataques).

Bagdá, 2 fev (EFE).- Pelo menos 36 pessoas morreram neste domingo, entre elas 14 homens armados, e 29 ficaram feridas em diferentes ataques ocorridos no Iraque, informaram à Agência Efe fontes de segurança.

O maior número de mortos foi registrado durante uma operação conjunta do exército e da polícia nas províncias de Salaheddin, Qirquq e Diyala, ao norte de Bagdá, onde as forças governamentais mataram 12 homens armados e detiveram outros 16.

Durante essa operação, da qual participaram também milicianos tribais pró-governo, as forças apreenderam uma grande quantidade de armas, explosivos e carros-bomba.

Além disso, oito pessoas morreram, entre elas cinco membros da milícia governamental Conselhos de Salvação, e 18 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba em uma sede da milícia, na cidade de Beji, a 30 quilômetros ao norte de Tikrit, capital provincial de Salaheddin.

Em outro atraque, três agricultores morreram por disparos de homens armados enquanto trabalhavam em uma propriedade na cidade de Balat, a 80 quilômetros ao sul de Tikrit.

A fonte contou também que um oficial do exército foi assassinado e dois policiais ficaram feridos pela explosão de uma bomba colocada sob o veículo no qual se deslocavam, na cidade de Baladruz, a 30 quilômetros ao leste de Baquba, capital provincial de Diyala.

Além disso, o exército iraquiano matou dois homens armados e deteve seis em uma batida realizada em vários bairros localizados no leste da cidade de Samarra, a 40 quilômetros ao sul de Tikrit, onde as tropas apreenderam um grande arsenal de armas, explosivos e foguetes.

Uma fonte do Ministério iraquiano do Interior, informou que quatro membros do Exército, entre eles um oficial, morreram e um soldado ficou ferido em um ataque armado contra um posto de controle das forças armadas em Al Aqula.

Além disso, a fonte acrescentou que as milícias armadas atacaram hoje várias casas na cidade de Beni Wais, o que causou a morte de cinco pessoas e deixou três feridas.

Nesta mesma cidade, dois civis ficaram feridos pela explosão de uma bomba no bairro de Al Tahrir.

Em mais um episódio de violência, um grupo de homens armados assassinou a um funcionário do Ministério de Ciência e Tecnologia, por disparos com armas com silenciador quando circulava com seu carro no bairro de Al Ealam, no sudoeste de Bagdá.

Além disso, outros três agentes sofreram ferimentos pela explosão de uma bomba na passagem de um comboio da polícia pela zona de Al Taji, a 20 quilômetros ao norte de Bagdá.

O Iraque sofre um aumento da violência sectária e dos atentados terroristas, que causaram durante 2013 a morte de 8.868 pessoas, dos quais 7.818 eram civis, segundo números da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.