Pelo menos 4 soldados morrem em emboscada no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2014 14h42

Sana, 7 fev (EFE).- Pelo menos quatro soldados morreram e outros cinco ficaram feridos nesta sexta-feira em uma emboscada feita por combatentes tribais separatistas contra uma patrulha militar que protegia empresas petrolíferas na província de Hadramut, no sudeste do Iêmen.

Os soldados do exército acompanhavam um comboio de engenheiros de petróleo durante uma missão para reparar um oleoduto que tinha sido bombardeado.

Os combatentes tribais, organizados sob a bandeira da Aliança das Tribos de Hadramut, estabeleceram em dezembro postos de controle nas estradas que conduzem aos campos de petróleo na província, em meio a crescente tensão com as forças do governo.

As relações entre o governo iemenita e os separatistas foram afetadas desde então, quando morreram também o líder tribal Saad bin Habrish e seis de seus guarda-costas pela polícia em um posto de controle perto de Al Mukala, capital de Hadramut.

Essa província é cenário de ataques e atos de violência depois de a aliança tribal chamar um “levante popular” como vingança pelo assassinato de Bin Habrish.

Em 31 de janeiro, pelo menos 15 soldados morreram em um ataque contra um posto de controle militar perto da histórica cidade de Shabam, também na província de Hadramut.

As chamadas de mobilização popular contra o exército foram aproveitadas pelo movimento sulista, ativo desde 2007 e que reivindica que o sul do país volte a ser independente.

Iêmen do Sul e do Norte se unificaram em maio de 1990, embora as lutas pelo poder tenham levado a uma guerra civil em 1994, ganha pelas tropas nortistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.