Pescadores aguardam indenização após incêndio que matou 8 t de peixes no litoral

  • Por Jovem Pan - Santos
  • 15/05/2015 08h27

Peixes aparecem mortos no canal do estuário do Jardim Casqueiro Carlos Nogueira/A Tribuna de Santos/Folhapress - 06/04/2015 Peixes aparecem mortos no canal do estuário do Jardim Casqueiro

A Ultracargo não se prontificou a auxiliar de imediato as famílias dos 200 pescadores prejudicados pelo impacto ambiental ocasionado pela tragédia. A companhia de armazenamento e transporte de líquidos é cobrada pelos vereadores da comissão especial da Câmara de Cubatão que investiga o incêndio que destruiu um terminal da empresa no bairro da Alemoa, em Santos, há dois meses. O incêndio, mais longo da história do País, durou nove dias.

O gerente do terminal, Fernando Coutinho, limitou-se a repetir que irá levar as reinvidicações à direção da empresa.

Inconformado com o frio posicionamento da Ultracargo em relação aos pescadores, o presidente da comissão, Severino Tarcísio da Silva, afirmou que aqueles que vivem da pesca não têm o que colocar dentro de casa há mais de um mês.

A área atingida pelo incêndio se encontra próximo à divisa de Santos com Cubatão e provocou a mortandade de oito toneladas de peixe no Rio Casqueiro e nos arredores. Os efeitos negativos para os pescadores foram alvo de preocupação com o ministério da pesca na ocasião.

Coutinho também afirmou que o vazamento ocorrido dez dias antes do sinistro e que foi denunciado por sindicalistas não ocasionou o incêndio nos seis tanques do terminal. Ele acrescentou que tudo ainda está sob investigação e garantiu que a empresa não vai se eximir da responsabilidade.

Informações do repórter JP no litoral Guilherme Amaral

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.