Pesquisa mostra que Dilma venceria eleições com folga no primeiro turno

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2014 19h45

A presidente Dilma Rousseff participa da cerimônia de posse de seis ministros

Marcelo Camargo/Agência Brasil Dilma Rousseff participa da cerimônia de posse de seis ministros

Uma pesquisa divulgada pelo Ibope no blog Radar Político, do Estadao, mostra que a presidente Dilma Rousseff continua liderando com folga nas intenções eleitorais. O levantamento, o primeiro de 2014, mostra que Dilma manteve-se com os mesmos 43% de intenções da última pesquisa, de novembro do ano passado. Aécio Neves, do PSDB, cresceu um ponto percentual, de 14% para 15%. Eduardo Campos (PSB) manteve-se com 7% das preferências.

Outro cenário foi levantado, em que foram acrescentados cinco candidatos menores, que, juntos, somam apenas 4% das intenções. Mesmo assim, Dilma levaria o pleito no primeiro turno, com 40% dos votos, mais do que a soma de todos os adversários (23%).

Em um eventual segundo turno, a presidente Dilma venceria de Aécio por 47% a 20%, e ficaria à frente de Campos por um placar de 47% a 16%.

Mudanças sem troca

Na pesquisa 31/2014 do Ibope, foi estudado também o sentimento da população em relação às mudanças de que o País necessita. 64% dos entrevistados desejam que o próximo governante “mude totalmente” ou “mude muita coisa”. Só 32% desejam a continuidade.

Dentro dos 64% que almejam mudanças, 63% acham que elas devem ser promovidas por outro governante. Isso dá 40,3% do total de entrevistados – que querem que outro presidente mude o País, curiosamente a mesma porcentagem que prefere Dilma no primeiro turno.

Porém, quando todos são questionados: “quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?”, Dilma aparece na liderança. Rousseff é vista por 41% como a princpipal agente das mudanças, contra 14% de Neves e 6% de Campos.

O Ibope também considerou uma dispusta com Marina Silva envolvida e, apesar de menor, a diferença em relação a Dilma ainda é grande. Marina não deve concorrer à Presidência, uma vez que já foi anunciado que Eduardo Campos liderará a chapa.

No primeiro turno a intenção de votos a Marina caiu de 14% para 12%. De outubro até novembro de 2013, a popularidade da ex-ministra do Meio Ambiente havia despencado de 21% para 14%.

Em um eventual segundo turno, Marina perderia para Dilma por 45% a 21%. Mesmo assim, esta é a menor diferença entre todos os concorrentes da presidente.

Foram ouvidas no levantamento 2.002 pessoas de 140 cidades entre 13 e 17 de março de 2014. A margem de erro para cima ou para baixo é de 2%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.