Petição na ONU é estratégia de marketing de advogados de Lula

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2016 16h01
Lula em ato no Rio de Janeiro EFE/ANTONIO LACERDA Imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - EFE

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgaram nesta quarta-feira (26) uma nota afirmando que o Acnudh (Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos) aceitou, preliminarmente, uma petição que afirma que o petista teve seus direitos humanos violados pelo juiz federal Sergio Moro. O magistrado é responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

O problema é que, segundo a professora de Direito Internacional da USP Maristela Basso, a ação não tem efeito e nem relevância, pois qualquer advogado ou defensor dos direitos humanos pode entrar em contato com a entidade. “Da mesma forma eu, aqui do meu computador, nesse momento, poderia encaminhar qualquer denúncia, qualquer petição à comissão de direitos humanos da ONU e o site da comissão recebe (…) e encaminha”, afirma.

Receber a petição, no entanto, não significa que a ONU efetivamente irá analisar o caso. “Isso não significa absolutamente nada. Até porque a nossa Corte Suprema, que é a nossa Corte Constitucional, inúmeras e reitaradas vezes já disse que não há nenhuma violação”, explica. 

Para a professora, essa estratégia dos advogados do presidente Lula são estratégias de marketing, que não têm nenhum efeito jurídico, legal e interno no Brasil. “Nada mais do que uma medida midiática que não terá e não tem nenhum efeito concreto”, diz a professora.

O que os advogados reclamam

Em julho, quatro meses depois de Lula ter sido levado coercitivamente para depor pela força-tarefa da Lava Jato, os advogados do ex-presidente protocolaram uma queixa formal contra o Estado brasileiro. O documento denuncia ações consideradas como “abuso de poder” do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato. O processo também acusa o Judiciário de “parcialidade” e será avaliado com base na Convenção Internacional de Direitos Políticos.

Na semana passada, o Comitê de Direitos Humanos da ONU deu início a seu terceiro e último encontro de 2016. Mas, na agenda, estavam apenas 25 casos de mais de 550 que aguardam para ser avaliados.

As informações são do repórter Cláudio Tognolli.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.