Plano para manter general no poder é exposto na Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 07/06/2015 03h23

Bangcoc, 7 jun (EFE).- Alguns membros do Conselho para a Reforma Nacional, um organismo criado pela junta militar da Tailândia, começaram a atuar para prolongar no poder o primeiro-ministro do país, o general golpista Prayut Chan-ocha.

Segundo informações do jornal tailandês “The Nation”, a trama conta com promover uma iniciativa privada que recolha assinaturas em favor da continuidade de Prayuth por pelo menos dois anos mais, com a justificativa que nesse tempo se poderá completar o processo de reformas iniciado após o golpe.

O vice-primeiro-ministro, Wissanu Krea-ngam, defendeu este fim de semana a legalidade do movimento e assinalou que poderia seguir em frente se for incluída uma cláusula ao respeito na Constituição que se redige e que provavelmente se apresente a referendo no começo de 2016.

O general Prayuth disse em várias ocasiões desde que usurpou o poder, no dia 22 de maio de 2014, que não tem nenhuma intenção de continuar no cargo, embora também tenha declarado que um apoio majoritário da população tailandesa poderia fazer-lhe mudar de opinião.

Prayuth, que argumenta a seu favor o peso do apoio majoritário da população, o nega, no entanto, ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Thaksin e seus seguidores ganharam todas as eleições realizadas na Tailândia desde 2001 e isso não impediu o golpe militar que o derrubou em 2006, e que comandou Prayuth em 2014, nesta segunda ocasião contra o governo de Yingluck Shinawatra, irmã do primeiro e vencedora no pleito de 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.