PM retira estudantes do Centro Paula Souza

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2016 07h06
SP - REINTEGRAÇÃO DE POSSE CENTRO PAULA SOUZA - GERAL - Polícia realiza reintegração de posse no Centro Paula Souza, Centro de São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (6). Uma liminar expedida pelo desembargador Rubens Rihl, da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (5) derrubou as exigências feitas à Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública determinando a reintegração imediata de posse do Centro Paula Souza. 06/05/2016 - Foto: LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Policial da tropa de choque da PM arrasta estudante para fora do Centro Paula Souza

A Polícia efetuou na manhã desta sexta-feira (06) a reintegração de posse do Centro Paula Souza.

Barricadas de cadeiras foram formadas pelos estudantes, na portaria do prédio, e alguns alunos tiveram que ser arrastados para fora. O Batalhão chegou ao local às 5h e aguardou a presença da Tropa de Choque para efetuar a ordem.

O governo do Estado conseguiu reverter a decisão judicial que exigia que a desocupação ocorresse sem armas não letais e com a presença do secretário e segurança Alexandre de Moraes. A Secretaria de Segurança Pública protestou com o argumento de que cabe à PM a decisão sobre o uso dos dispositivos de dispersão.

Apesar disso, a Tropa de Choque da PM não usou balas de borracha ou bombas de gás.

Antes da reintegração, do lado de fora, estudantes cantaram e dançaram na frente dos policiais. Os jovens gritaram frases de apoio ao movimento. “Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro” e “Não tem arrego. Você tira a minha merenda, e eu tiro o seu sossego” foram algumas das palavras de ordem.

AE

Confira vídeo realizado por volta das 7h20:

Um fotógrafo do site Diário do Centro do Mundo ficou ferido no rosto durante a ação. Ele diz ter sido agredido no rosto com um cassetete pela polícia.

Após a reintegração, estudantes saíram protestando pelas ruas em direção à Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etest), na Av. Tiradentes, centro de São Paulo. A Etesp também já estava, mas a tropa de choque forma barreira de escudos, impedindo a entrada dos novos estudantes. O ato complica o trânsito na região.

Estudantes caminham pelo centro de São Paulo após deixarem Centro Paula Souza (Carolina Ercolin/Jovem Pan)

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.