Policiais argentinos são presos por causa de saques em província de Tucumán

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2014 21h40

Buenos Aires, 7 jan (EFE).- Um juiz da província argentina de Tucumán determinou nesta terça-feira a prisão preventiva de oito policiais acusados de rebelião e outros crimes durante o protesto salarial que derivou em uma violenta onda de saques nos primeiros dias de dezembro.

Aceitando o pedido da promotoria que investiga a crise, que deixou três mortos em Tucumán e a demissão a do chefe provincial da polícia, o juiz mandou prendê-los.

Entre as provas reunidas há fotos, filmagens, testemunhos e atas, que demonstram a participação dos acusados em uma “revolta em armas contra o poder público provincial” para conseguir que o governo da província aceitasse um aumento salarial, explicou a agência oficial “Télam”.

O juiz responsável pelo caso agora precisa decidir a situação processual dos mais de 90 detidos acusados de participar dos saques.

Tucumán foi uma das províncias mais afetadas pelas reivindicações de policiais e pelos saques que se propagaram por grande parte da Argentina nos primeiros dias de dezembro, que deixaram 11 mortos em todo o país.

Os focos de conflito se apagaram gradualmente assim que os agentes conquistaram reajustes salariais de até 50%, que no caso de Tucumán foi de 35%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.