Condenado por tráfico de influência, ex-presidente da Câmara de SP é transferido para penitenciária

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2018 17h54 - Atualizado em 15/11/2018 18h00
Divulgação/ Câmara Divulgação/ Câmara Armando Mellão, ex-presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, foi preso na última sexta-feira (9)

O ex-presidente da Câmara de São Paulo Armando Mellão foi transferido nesta quarta-feira (14) para a Penitenciária de Tremembé, no interior paulista. Condenado a quatro anos e seis meses de reclusão por crime de tráfico de influência, ele foi preso na última sexta-feira (9) em um cartório de registros públicos na capital. A defesa de Mellão informou que já ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3)

O crime atribuído ao ex-vereador paulistano teria ocorrido em 2004. Segundo a Procuradoria da República, ele teria feito uso de nomes de parlamentares da CPI do Banestado, em curso na época, para exigir propinas. Ele já havia sido preso na época, no âmbito de um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal em São Paulo.

Quando foi capturado, em 2004, Mellão tinha em seu poder R$ 50 mil em dinheiro vivo e um cheque de R$ 500 mil, valores que lhe teriam sido entregues por um advogado da família do ex-prefeito paulistano Reynaldo de Barros, vítima da ação do ex-presidente da Câmara.

Segundo a investigação, o acusado afirmava ter contatos com deputados da CPI do Banestado e que o dinheiro dos familiares de Reynaldo de Barros evitaria sua inclusão no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Em Tremembé, ele começa a cumprir a pena de quatro anos e seis meses de reclusão que recebeu. O trânsito em julgado interrompe eventual prescrição. A pena foi aumentada para este patamar sob alegação de que Mellão era influente e tinha objetivos de ganhos ilícitos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.