Dias Toffoli arquiva inquérito sobre ex-ministro Bruno Araújo

  • Por Agência Brasil
  • 02/07/2018 17h56 - Atualizado em 02/07/2018 17h58
Marcelo Camargo/Agência Brasil bruno araujo Ex-ministro das cidades, deputado Bruno Araujo (PSDB-PE), é investigado pelo recebimento de R$ 600 mil da Odebrecht

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli decidiu arquivar inquérito aberto na Corte para investigar o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) pelos crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi assinada na sexta-feira (29) e divulgada nesta segunda-feira (2).

O inquérito foi aberto em 2017 para apurar citações ao nome do parlamentar nos depoimentos de delação premiada de ex-diretores da empreiteira Obebrecht. Nos depoimentos, os delatores afirmaram que repassaram R$ 600 mil para as campanhas eleitorais de Bruno Araújo em 2010 e 2012.

A decisão de Toffoli foi motivada por um pedido de arquivamento feito pela defesa de Bruno Araújo. Para o ministro, até o momento, não há indícios suficientes de provas para manter o andamento da investigação.

Na petição que chegou ao Supremo, os advogados alegaram que a investigação não encontrou “qualquer indício de prática delitiva em desfavor” do deputado.

“Nenhum dos colaboradores ouvidos, nem nos seus depoimentos prestados junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) no momento de homologação de seus acordos de colaboração premiada, nem tampouco na ocasião de renovação de suas oitivas perante o DPF (Polícia Federal), tampouco as demais testemunhas ouvidas, e o resultado de outras diligências investigativas complementares, trouxeram elementos que pudessem justificar a manutenção desse inquérito, o qual deverá ser prontamente arquivado”, sustentou a defesa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.