Lula diz que Temer venceu tentativa de golpe da Globo

  • Por Jovem Pan
  • 01/03/2018 10h31 - Atualizado em 01/03/2018 10h33
EFE/Fernando Bizerra Jr. "Era importante manter o Janot. Era importante tirar o Temer. E era importante colocar o Rodrigo Maia. Isso para mim tá claro", disse o ex-presidente condenado na Lava Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o atual mandatário do País, Michel Temer (MDB), denunciado duas vezes em 2017, teve “coragem” e obteve uma “vitória” contra uma suposta tentativa de “golpe” contra seu mandato.

A despeito de Temer ter assumido o Planalto após o impeachment de sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), evento a que Lula também chama de “golpe”, o ex-presidente disse:

“Temer teve uma vitória quando derrubou o golpe que a TV Globo, o [ex-procurador-geral Rodrigo] Janot e o [empresário] Joesley [Batista] tentaram dar nele”.

“Aquele golpe tinha como pressuposto básico o Temer cair, o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] assumir a presidência e o Janot ter um terceiro mandato [na PGR]”, disse Lula em entrevista a Monica Bergamo divulgada nesta quinta (1º) pela Folha de S. Paulo na qual também pediu a “punição” do juiz Sergio Moro e desembargadores que o condenaram e falou sobre sua situação eleitoral.

Para Lula, “o Temer se prestou a fazer o serviço do golpe. Mas não era uma figura palatável, e houve uma tentativa de golpe. Senão, me explica o que aconteceu”.

O petista questionou a liberdade do jornalismo da rede Globo, que divulgou em primeira mão a delação da JBS que ensejou a denúncia de corrupção contra Temer. E voltou a elogiar o emedebista:

“Ora, o Temer resolveu enfrentar. Teve a coragem de desmascarar o Janot, o Joesley e ficou presidente. E ainda ganhou duas paradas no Congresso Nacional [para impedir que o processo contra ele no STF seguisse], não se sabe a que preço. A imprensa dizia que R$ 30 bilhões foram gastos, não sei quantos bilhões. Mas ganhou”, concluiu Lula.

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan nesta quarta (28), o presidente Michel Temer defendeu a candidatura de Lula e o legado do petista na área social.

Veja a partir do minuto 30′ (sobre a situação jurídica de Lula) e do 33’30” (sobre o legado do petista):

Temer também falou sobre as acusações que pesam contra ele e elogiou a própria “coragem” para enfrentar as denúncias:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.