Moro condena ex-deputado André Vargas e mais três por lavagem de dinheiro

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2018 13h25
Renato Araújo/Câmara dos Deputados Renato Araújo/Câmara dos Deputados André Vargas foi condenado a seis anos de prisão em regime inicial fechado

Responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, o juiz Sérgio Moro condenou o ex-deputado federal André Vargas (PT), o irmão dele, Leon Vargas, o empresário Marcelo Simões e a ex-contadora de Alberto Youssef, Meire Poza, por lavagem de dinheiro.

De acordo com o juiz, os quatro ocultaram quase R$ 2,4 milhões de um contrato entre a Caixa Econômica Federal e a IT7 Sistemas, de Pinhais, em Curitiba.

André Vargas foi condenado a seis anos de prisão em regime inicial fechado, Leon Vargas a cinco anos em regime semiaberto, Marcelo Simões cumprirá cinco anos e quatro meses em regime inicial fechado, e Meire Poza a dois anos e três meses de prisão em regime inicial aberto.

A pena de Meire Poza foi substituída por prestação de serviços e pagamento de multa.

André Vargas está preso desde 2015, quando foi deflagrada a 11ª fase da Lava Jato. Esta é a terceira condenação dele na Operação. Seu irmão também está preso, desde fevereiro deste ano.

Em sentença proferida na sexta-feira (17), Moro disse que André Vargas recebeu propina não só quando era deputado, mas também quando era vice-presidente da Câmara, entre 2013 e 2014.

A defesa do ex-deputado afirmou que o petista é inocente e que os fatos do processo não têm nenhuma relação com ele, e que vai recorrer da condenação. A defesa de Leon Vargas também afirmou que irá recorrer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.