‘Não vai ter isso ano que vem’, diz Bolsonaro sobre questão do Enem de dialeto LGBT

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2018 19h10 - Atualizado em 09/11/2018 19h21
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Jair Bolsonaro criticou o Enem na live que fez no Facebook nesta sexta-feira (9)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, criticou a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que envolvia um texto sobre o Pajubá, um dialeto usado pela comunidade LGBT. “É um absurdo”, disse em uma live transmitida pelo Facebook nesta sexta-feira (9).

Indignado com a pergunta, que repercutiu nas redes sociais desde o último domingo (4), no primeiro dia de prova, Bolsonaro prometeu que isso não voltará a acontecer a partir do ano que vem, quando ele assumir a presidência da República. “Não vai ter questão dessa forma no ano que vem porque nós teremos acesso à prova antes”, disse. “Vai obrigar o nosso jovem a se interessar por esse assunto?”, questionou.

Criticando a ideologia de gênero, o futuro presidente disse que quer que as escolas ensinem coisas ensinem “coisas importantes”. “Que importância tem a ideologia de gênero? Vá ser feliz, mas não fica perturbando nas escolas, obrigando a criançada a estudar besteira que não vai levar a lugar nenhum”, afirmou. “O objetivo da educação é você ser um bom profissional, não conhecedor dessas besteiras de ideologia de gênero.”

Universidades

Bolsonaro também falou sobre as universidades públicas e classificou algumas delas como desperdício de dinheiro. “Uma parte considerável das universidades é dinheiro jogado fora”, afirmou. “No Centro Acadêmico é maconha, camisinha no chão, cachaça na geladeira”, continuou o capitão.

Ele prometeu mudar esse panorama, mesmo que isso gere críticas. “Vão me chamar de homofóbico, fascista, ditador, mas vamos tentar mudar isso aí”, declarou.

Para isso, o presidente eleito disse que quer um ministro da Educação que “que entenda que o Brasil é um país conservador”. “Ninguém quer impor nada, mas queremos a normalidade”, resumiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.