‘PT deu retaguarda a um colega terrorista’, diz Bolsonaro sobre asilo a Cesare Battisti

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2018 18h02
Tânia Rêgo/Agência Brasil "O PT conseguiu fazer com que grande parte dos italianos se voltassem contra nós", disse

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) declarou nesta segunda-feira (5) que fará “tudo que for legal” para extraditar Cesare Battisti à Itália. Em entrevista ao programa “Brasil Urgente” da Band, disse que o “terrorista” recebeu asilo no Brasil porque “o PT resolver dar retaguarda a um colega deles”.

“Tudo que for legal da minha parte nós faremos para devolver esse terrorista à Itália. Ele comandava um grupo terrorista e o PT resolveu dar uma retaguarda a um colega deles aqui”, disse Bolsonaro. “O PT conseguiu fazer que grande parte dos italianos se voltassem contra nós”, completou.

Durante a manhã, o presidente eleito havia se reunido no Rio de Janeiro com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, que, após o encontro, disse esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) “tome uma decisão no tempo mais curto possível” sobre o caso.

Comércio exterior

Após o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, declarar que “o Mercosul não será prioridade”, Bolsonaro ponderou o bloco que “nasceu bem-intencionado”, mas acabou por tomar um “viés ideológico” que firmou acordos não interessantes ao país. Nós queremos liberdades para nossos voos”, exemplificou.

Segurança

O presidente eleito disse ainda que é favorável ao uso de drones na área de segurança pública, tanto em áreas urbanas como nas regiões de fronteiras. “Precisamos desses meios”, avaliou. Ele também voltou a reafirmar que pretende prender mais criminosos no país. “Se não tiver cadeia, você amplia; se não der, você amontoa. É melhor ele [o criminoso] lá dentro do que solto.”

Outra promessa de sua campanha, a posse de armas de fogo, deve ser pautada no Congresso Nacional no início da gestão. “[A medida] Gera paz, porque o bandido não vai fazer certas barbaridades sabendo que haverá reação, [mas] tem que ter alguns critérios”, afirmou sobre o tema, dizendo ainda nunca ter deixado de dormir “sem uma arma ao lado”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.