Reativação da economia vai beneficiar governo federal e estados, diz Onyx Lorenzoni

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2018 20h38 - Atualizado em 12/11/2018 20h38
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Previdência, agricultura e meio ambiente estão em pauta nos encontros do grupo de transição

O ministro extraordinário da transição de governo, Onyx Lorenzoni (DEM), disse nesta segunda-feira (12) que a crise econômica e financeira dos estados será tratada com “cautela e equilíbrio”. Entretanto, ele indicou que a prioridade da gestão de Jair Bolsonaro (PSL) será retomar o equilíbrio fiscal do governo federal.

A ideia da equipe do presidente eleito é adotar medidas que promovam a retomada da atividade econômica e atrair novos investimentos, nacionais e estrangeiros. “O Brasil precisa desamarrar sua economia para voltar a crescer, aí se geram recursos novos através de impostos, e isso vai atender tanto o governo federal quanto os Estados.”

A equipe de transição discutiu nesta segunda temas como previdência, agricultura e meio ambiente. Nas próximas duas semanas, saúde e educação devem entrar em pauta. Os grupos de trabalho já encontram algumas dificuldades, segundo Lorenzoni, em razão da “burocracia”. “Se na transição, que tem período curto, é tão complicado, imagina como são os procedimentos nos ministérios.”

Para facilitar os trâmites no governo, o novo governo planeja que o fluxo de informações ocorra de forma digital. “O governo tem que ser 100% digital, essa é uma meta que vamos perseguir para reduzir o custo e o tempo que o cidadão enfrenta na atividade-meio, para poder prestar melhores serviços na atividade-fim”, afirmou o futuro ministro da Casa Civil.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.