Novo plano de ação para a região da Cracolândia gera desconfiança

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2014 07h40

O prefeito Fernando Haddad anunciou na última segunda-feira (6) um novo plano de ação para a região da Cracolândia, entretanto o projeto está sendo visto com desconfiança, tanto pelos moradores, quanto por especialistas.

O trabalho terá como base uma experiência holandesa, que leva em conta o tratamento médico, além de oportunidades de emprego para os usuários. A ideia é oferecer vagas na zeladoria da cidade, como o cuidado de praças, recolhimento de materiais recicláveis e outros serviços.

Esse programa deve ser implantado ainda neste mês e terá a parceria do Estado com a criação de quinhentos leitos para dependentes da região da Luz. Há mais de dois meses, cerca de 100 barracos de madeira ocupam calçadas da Rua Helvétia e da Alameda Dino Bueno, o que está incomodando os moradores da região.

O prefeito Fernando Haddad explicou ao repórter Anderson Costa que a nova ação não será higienista nem cometerá os erros de outras investidas.

Para a Pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas da Unifesp, Fátima Rato Padin, a reinserção do dependente químico é apenas uma das etapas do tratamento. Fátima aponta ainda que dar uma oportunidade de emprego deve fazer parte de um plano mais amplo para a recuperação dos viciados.

Já para o Presidente do Conseg Santa Cecília/Campos Elíseos, Fábio Fortes, existe o receio de que esta seja mais uma ação que não traga efeito prático à região. O especialista entende que, quando a prefeitura permite a permanência de barracos na Cracolândia, estimula que a situação se repita em outros bairros

Ainda segundo o prefeito Haddad, uma pesquisa feita na região aponta que a maioria da população que vive no local é formada por ex-presidiários. Em 2012, uma ação com uso de força policial provocou protestos de ativistas, Defensoria, além de uma representação do Ministério Público.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.