Presidente do BNDES vai ter muita coisa para explicar na CPI, diz Imbassahy

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2015 08h35
Marcelo Camargo/ Agência Brasil Luciano Coutinho

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o esquema de desvio de recursos da Petrobras retoma nesta quinta-feira (16) a fase de depoimentos. Com início às 9h30, o convocado da vez é o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. “Tem muita coisa para o Dr. Luciano Coutinho explicar”, expõe o primeiro vice-presidente da CPI, o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã da Jovem Pan, o tucano lembra que o congresso aprovou na semana passada emenda que “vai obrigar o BNDES a explicar” os casos de empréstimos para a Sete Brasil, uma das empresas investigadas na Operação Lava Jato. “Como é que um banco que tem gente qualificada, técnicos de excelência, aprova empréstimos para uma empresa que está tão complicada como essa Sete Brasil?”, e completa fazendo referência ao caso de superfaturamento no nordeste, “ele tem também que explicar por que liberou R$10 bilhões para a refinaria em Pernambuco, a Abreu e Lima”.

O primeiro vice-presidente da CPI diz que convocar Coutinho traz grandes expectativas. “É muito importante que a gente conheça porque essa decisão foi tomada de emprestar milhões, bilhões de dólares, dinheiro dos brasileiros”, e critica, “porque a gente pergunta e tem sempre uma desculpa, ‘ah não pode’, ‘tem que preservar relações’, ‘tem que proteger o cliente’. É tudo conversa pra boi dormir”.

Imbassahy destaca que a CPI não vai abordar questões como o financiamento obras de infraestrutura de Cuba. “Nós não temos exatamente relação com essas questões, mas vamos oferecer oportunidade para ele explicar”, ressalva.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.