Presidente eleito das Filipinas irá reintroduzir pena de morte no país

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/05/2016 12h29
FE/Ritchie B. Tongo EFE Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, presidente eleito das Filipinas, disse, nesta segunda-feira (16), que irá oferecer postos do gabinete para os rebeldes comunistas se movimentarem visando alterar a Constituição para dar mais poder às províncias e reintroduzir a pena morte no país, as informações se confirmam a partir de alguns de seus primeiros pronunciamentos políticos desde a vitória na eleição, que ocorreu na semana passada e embasado em uma contagem não oficial. Além disso, ele disse que dará às forças de segurança ordens de “atirar e matar” em determinados casos.

“O que farei é instar o Congresso a restaurar a pena de morte por enforcamento”, disse Duterte, numa coletiva de imprensa na cidade de Davao (sul do país).

Em sua primeira entrevista formal desde a votação, ocorrida em 09 de maio último, Duterte também disse que vai lançar uma grande ofensiva militar para destruir o grupo de extremistas Abu Sayyaf, no sul da ilha de Jolo, mesmo que os seus direitos humanos estejam em processo.

Além disso, o atual chefe de estado filipino afirmou que vai vender o iate presidencial e usar o dinheiro para comprar equipamentos médicos para militares e policiais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.