Primeiro avião civil, em mais de um ano, aterrissa no aeroporto de Aleppo

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2014 13h26

Beirute, 22 jan (EFE).- O primeiro avião civil em mais de um ano aterrizou nesta quarta-feira no aeroporto da cidade síria de Aleppo, no norte do país, depois que as autoridades restabeleceram a segurança em seus arredores, informaram os meios de comunicação oficiais sírios.

O aparelho aterrissou nas instalações aeroportuárias, situadas ao sudeste da cidade, depois que “o Exército restaurou a estabilidade”, precisou a televisão síria.

A rede acrescentou que se estão sendo realizadas obras no aeroporto para reparar “o dano causado pelos ataques dos terroristas”.

Embora o aeroporto sempre esteve sob controle do regime desde o início do conflito em março de 2011, os rebeldes se encontravam em suas imediações e tomaram há um ano a base 80, que no passado foi sede da brigada governamental encarregada de proteger as instalações.

No entanto, em 10 de novembro, as forças armadas conseguiram expulsar os insurgentes de dita base e lançaram uma operação para jogá-los em outras zonas dos arredores.

Aleppo, a maior população do norte da Síria, foi alvo de uma grande ofensiva dos rebeldes no final de julho de 2012 e de outras operações importantes posteriores, o que permitiu dominar amplas áreas da cidade, embora não tenham conseguido tomar o controle total da urbe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.