Promotor elogia plano de segurança e alerta por ação em periferias

  • Por Jovem Pan
  • 05/01/2017 15h56
Amanda Oliveira/ GOVBA Prisão

Após a rebelião que terminou no massacre de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), o governo anunciou nesta quinta-feira um plano nacional de segurança. De acordo com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, o objetivo é focar os homicídios, o combate ao tráfico de drogas, com o policiamento das fronteiras, e também com a construção de novos presídios e modernização dos já existentes.

O promotor de justiça de execuções criminais Paulo José de Palma, em entrevista à Jovem Pan, disse acreditar que chegou o momento em que as autoridades precisam tomar alguma providência com relação ao sistema prisional do país.

“Eu acho que agiu bem o governo. O ministro tem mostrado interesse pela área, mesmo antes da tragédia ele vinha demonstrando preocupação com a área prisional, de forma que acho que chegou o momento de nós agirmos”, disse o promotor.

“É primordial que nós atentemos para alguns eixos no tocante a essa questão. É impossível falar em segurança pública, sem se cuidar de políticas públicas nas periferias. (…) É necessário também que nós nos ocupemos da recuperação do homem carcerário. E é preciso criar emprego para essa pessoa que sai do sistema prisional”, completou.

Segundo Palma, a solução dos problemas no sistema penitenciário não será imediata e que é necessário agir em longo prazo. Para ele, é preciso pensar sempre na parte preventiva e ofertar a oportunidade de ressocialização a quem deixa a cadeia.

Confira no áudio acima a entrevista completa do promotor de justiça Paulo José de Palma.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.