Redatores-chefe do jornal “Le Monde” se demitem em bloco na França

  • Por Agencia EFE
  • 06/05/2014 12h58

Paris, 6 mai (EFE).- Sete dos 11 redatores-chefe e adjuntos do jornal francês “Le Monde” apresentaram nesta terça-feira sua demissão em bloco, diante da falta de confiança da direção.

“Uma ausência de confiança e de comunicação com a direção da redação nos impede cumprir nosso papel como redatores-chefe”, comunicaram os jornalistas à diretora do jornal, Natalie Nougayrède, e ao presidente do grupo, Louis Dreyfus, em carta publicada pelo “Libération”.

Os demissionários, Cécile Prieur, Françoise Tovo, Nabil Wakim, François Bougon, Vincent Fagot, Julien Laroche Joubert e Damien Leloup, que já ameaçaram no fim do ano passado se demitirem, se comprometeram a permanecer nos cargos até serem substituídos.

Os redatores-chefe afirmaram na carta que nos últimos meses “assinalaram diversas disfunções” e tentaram apresentar soluções “sem sucesso”.

Um dos principais pontos de desacordo com a direção do jornal é a decisão de transferir da edição impressa para a digital 57 trabalhadores, que serão despedidos se não aceitarem a mudança.

Nougayrède, de 48 anos, antiga correspondente em Moscou e correspondente diplomática, assumiu a direção do “Le Monde” em março de 2013, após a repentina morte de Erik Izraelewicz, se tornando a primeira mulher em tomar as rédeas do jornal em seus quase 70 anos de história.

Ela recebeu o apoio de 79,98% da redação, que aprovou a candidata dos três principais acionistas, os empresários Pierre Bergé, Xavier Niel e Matthieu Pigasse.

Entre seus desafios estavam conseguir elevar em dois anos 50 mil para 200 mil assinantes na edição digital e estabilizar as vendas em papel, que em 2013 caíram 2%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.