Rei da Tailândia é internado novamente em Bangcoc

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 08h24

Bangcoc, 1 jun (EFE).- O rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia, de 87 anos, voltou a ser internado no domingo no Hospital Siriraj em Bangcoc, após um período de convalescença em sua residência de verão, informaram nesta segunda-feira os meios de comunicação locais.

O rei e a rainha retornaram em caravana de sua estadia no Klai Kangwon Palácio, situado na cidade litorânea de Hua Hin, a 200 quilômetros da capital.

A comitiva foi recebida na chegada ao centro hospitalar por uma grande multidão de pessoas que acolheu o casal real, segundo o jornal “The Nation”.

O monarca volta ao hospital no qual passou a maior parte dos últimos seis anos e que deixou em 10 de maio para continuar com sua recuperação em sua residência de verão junto à rainha Sirikit.

As aparições públicas do veterano soberano foram poucos nos últimos anos e normalmente aparece em uma cadeira de rodas.

O último destes comparecimentos foi em 5 de maio, para participar dos atos oficiais do 65° aniversário de sua coroação.

O rei, que passou hospitalizado desde 2009 até 2013, foi submetido em 3 de outubro do ano passado a uma operação para tirar a vesícula.

Em 5 de dezembro de 2014, cancelou por motivos de saúde sua tradição aparição pública por ocasião de seu aniversário.

O sucessor ao trono é seu único filho homem, o príncipe Vajiralongkorn, de 62 anos, que não herdou a popularidade da qual goza seu pai.

O nono soberano da dinastia Chakri estabeleceu o reinado mais longo da história tailandesa e é reverenciado por grande parte dos habitantes como se se tratasse de um ser quase divino.

Foi coroado em 5 de maio de 1950, em plena Guerra Fria, e reinou durante períodos autoritários e democráticos interrompidos por golpes militares como os ocorridos em 2006 e 2014.

As críticas e injúrias contra a Casa Real estão tipificadas como crime de lesada altivez que prevê penas de entre 3 e 15 anos de prisão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.