Reino Unido não iniciará conversas sobre saída da UE este ano, diz advogado

  • Por Estadão Conteúdo
  • 19/07/2016 12h36
Reprodução/Wikipédia Brexit 5

Um advogado do governo do Reino Unido confirmou, nesta terça-feira (19), que o país não iniciará conversas sobre sua saída da União Europeia antes do fim do ano. Em plebiscito no mês passado, o eleitorado britânico votou majoritariamente a favor do chamado “Brexit”, ou seja, à saída do bloco europeu.

Vários cidadãos britânicos têm apelado à Suprema Corte londrina para que não permita que o governo inicie as negociações sem aprovação do Parlamento. A maioria dos parlamentares é a favor da permanência do Reino Unido em Bruxelas.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, que assumiu no lugar de David Cameron, na semana passada, já prometeu que respeitará a decisão do plebiscito, que foi realizado em 23 de junho passado.

Segundo o advogado do governo britânico, Jason Coppel, May não pretende invocar o Artigo 50 do tratado de Lisboa, que daria início à contagem de um período de dois anos para o rompimento com a união continental, que seira, pelas contas, antes do fim de 2016. Para Coppel, isso dará tempo à Justiça julgar demandas legais da população do Reino Unido.

O caso da Suprema Corte deverá ser apreciado em outubro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.