Renzi será convocado amanhã para assumir posto de primeiro-ministro da Itália

  • Por Agencia EFE
  • 16/02/2014 14h02

Roma, 16 fev (EFE).- O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, convocou reunião para amanhã, às 10h30 locais (6h30 de Brasília) com o secretário do Partido Democrata (PD), Matteo Renzi, de 39 anos, para encarregá-lo da missão de assumir o posto de primeiro-ministro e formar o novo governo do país, informou neste domingo a Chefia de Estado em nota oficial.

Após os diálogos de sábado com lideranças políticas, Napolitano, como se esperava, convocou o jovem prefeito de Florença, mas ainda seja preciso saber quais serão as condições impostas para que ele assuma o governo. O presidente pode determinar que Renzi realize primeiro uma rodada de consultas para comprovar se conta com os apoios necessários de partidos.

Renzi passou a maior parte do dia em Florença intensificando seus contatos e preparando o programa com o qual tentará conseguir o consenso da centro-direita para poder formar um governo.

Está previsto que Renzi volte a Roma hoje para ter uma primeira reunião com o líder da Nova centro-direita, Angelino Alfano, cuja entrada no governo é vital.

Tudo indica que o procedimento será igual ao de abril do ano passado, quando Enrico Letta foi encarregado de formar o governo.

Renzi terá consultas com algumas forças parlamentares, para depois comparecer novamente perante o presidente com sua resposta definitiva e sua possível lista de ministros.

O presidente do Governo e seus ministros terão depois que comparecer ao Quirinale, palácio sede da Chefia de Estado, para jurar sobre a Constituição na presença de Napolitano.

Depois, chegará a fase mais delicada para qualquer governo, tenha ou não saído das urnas: o voto do parlamento.

Renzi apresentará seu discurso programático, que será votado pelo Senado e a Câmara dos Deputados.

Se não houver maiores obstáculos, o juramento dos ministros ocorrerá na quinta ou na sexta-feira.

Antes de assumir o cargo de primeiro-ministro, Renzi terá também que apresentar sua renúncia como prefeito de Florença, um posto que, enquanto são organizadas eleições, será interinamente ocupado por Stefania Saccardi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.