Responsável por atentado de Boston é condenado à morte

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2015 17h27
REPRODUÇÃO/ INTERNET Saiba quem é Dzhokhar Tsarnaev

Dzhokhar Tsarnaev, declarado culpado como coautor dos atentados na maratona de Boston de 2013, foi condenado nesta sexta-feira (15) à pena de morte como responsável pelas duas bombas caseiras que explodiram e mataram três pessoas e feriram outras 264, segundo o veredicto do júri.

O grupo de 12 jurados – sete mulheres e cinco homens – deliberou por mais de 14h durante três dias e obteve decisão unânime. Segundo a mídia local, o acusado não esboçou reações durante a leitura da sentença.

O caso é considerado o pior atentado terrorista dos Estados Unidos após o fatídico 11 de setembro. Os irmãos Tsmaev – Tamerlan e Dzhokhar -, de origem chechena, foram identificados como autores. dias após a corrida, ao serem flagrados por câmeras de segurança.

O irmão mais velho de Dzhokhar, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, acabou sendo morto pela polícia após matar o policial Sean Collier quando tentava fugir de Boston. Após longa perseguição, Dzhokhar foi capturado, com ferimentos graves.

Em abril, Tsarnaev já havia sido declarado culpado de todas as 30 acusações contra ele, após um julgamento que durou 16 dias. Dessas acusações, 17 eram passíveis de pena de morte, como a de conspiração e a de uso de arma de destruição em massa.

A última vez que o Estado americano de Massachusetts condenou um réu à pena de morte foi nos anos 1980. A data de execução de Tsarnaev ainda não foi anunciada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.