Restrição alimentar não funciona com adolescentes, avalia nutricionista

  • Por Agência EFE
  • 30/07/2015 12h20
Divulgação dieta

A transição entre a infância e a vida adulta é um momento de busca de identidade, no qual a aparência é um ponto fundamental para a aceitação dos adolescente em um grupo, por isso que os pais enfrentam dificuldades para que seus filhos mantenham o peso adequado sem impor uma restrição à alimentação e para que criem hábitos mais saudáveis, informou à Agência Efe a nutricionista Elaine Pádua.

De acordo com a profissional da área da saúde, fazer o adolescente entender a importância de uma alimentação balanceada é muito difícil nessa faixa etária, pois esses jovens costumam se basear no comportamento do grupo social ao qual pertencem.

“Como eles normalmente convivem em grupos, querem parecer com os amigos. Por isso é preciso usar estratégias para fazê-los entender os benefícios que terão socialmente comendo melhor”, explicou Elaine.

A especialista ressalta que é muito difícil impor uma dieta restritiva para os adolescentes, mas é importante estimular o consumo de forma moderada e sem excessos.

“Os refrigerantes, por exemplo, são muito consumidos por esses jovens. Eles podem tomar, elegendo momentos para essa ingestão, além de incluir outras bebidas e alimentos na dieta”, recomenda.

Outra dica da nutricionista é não chamar atenção apenas para as doenças causadas por uma alimentação exagerada, pois esse argumento não é eficaz. Uma boa solução é abordar a estética do corpo e o bom desempenho na prática de esportes alinhados a uma alimentação equilibrada.

De acordo com a especialista, cabelo e acne são alguns dos fatores que convencem adolescentes a buscarem melhores hábitos alimentares.

Segundo Elaine, no período entre 15 e 19 anos, a combinação de exercícios físicos e uma alimentação balanceada auxilia na formação óssea dos adolescentes.

“É preciso entender que eles ainda estão em crescimento, então o hábito de pular algumas refeições é muito grave, podendo influenciar na fase de crescimento. No futuro, esses jovens estarão mais suscetíveis a doenças como a osteoporose”, detalhou a especialista.

E, como o exemplo é fundamental, os pais precisam praticar o que recomendam. “O mais importante é a família estar junto com os adolescentes durante a mudança de hábitos, influenciando os filhos a fazer escolhas alimentares mais conscientes”, reforçou Elaine.

Quanto à prática de atividade física, Elaine diz que é fundamental o bom desenvolvimento físico, já que além de outras coisas reduz o risco de obesidade.

“Muitos adolescentes, depois de começar a fazer esportes, conseguem manter um peso adequado”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.